sexta-feira, 26 de março de 2010

Oslo@Norway

Oslo é a capital da Noruega e cidade mais cara do mundo. 
Qualquer texto sobre esse lugar tem que começar com essa frase que serve muito mais como aviso aos desavisados que quiserem ir pra lá. Prepare-se pra gastar R$30 num Big Mac, isso que McDonalds é a comida mais barata da europa. É mole? Com seus quase 600 mil habitantes, Oslo é organizada e moderna, com pouquíssimos carros na rua e muitas bicicletas e pessoas caminhando. Talvez a economia seja uma das barreiras pra manter imigrantes longe e não transformar Oslo em outra cidade európeia qualquer recheada de latinos, árabes e asiáticos. Outra barreira é a linguagem. Os caras falam a linguagem que os vikings usavam centenas de anos atrás e não querem mudar isso. Em contraponto, existe um número considerável de pedintes nas ruas, e 90% são não-europeus. Ainda que quase toda a população fale inglês, e que todas as informações tenham tradução para o idioma bretão, todos os produtos, pratos culinários, revistas, enfim, o usual é escrito em norueguês.
Outra coisa é o transporte. Se locomover em Oslo é tranquilo, sobretudo se você curtir caminhar. Não existem grandes lombas nem ruas mal iluminadas ou perigosas. Tudo é muito bem organizado e sinalizado. Agora quem não é muito fã das caminhadas e for ficar algum tempo em Oslo, deve comprar o Oslo Pass. Isso é um cartão que você compra para usar em um tempo pré-determinado - 24h, 48h ou 72h - e tem direito a usar todos os meios públicos de transporte dentro da cidade, seja ônibus, tram ou metrô. Como eu fiquei só dois dias lá não compensava comprar o Pass, por isso fiz tudinho a pé, com exceção do ônibus pra subir até a estação de ski. Mas isso eu conto outra hora...
Em termos de lugares pra visitar em Oslo, os principais são de graça e próximos uns dos outros. O Palácio Real, a Universidade de Oslo, a Fortaleza, o porto e o Vigeland Park valeram - e muito - o fôlego da caminhada.
O Palácio Real fica em uma posição privilegiada da cidade. Bem no centro no alto da avenida Karl com um bonita vista pro resto da cidade. Na frente do Palácio também dá pra ver a guarda real tomando conta de tudo, além de passear pelo parque que rodeia o palácio.
A Fortaleza Akershus fica na beirada do porto da cidade e é vista de longe assim que você se aproxima do mar. Ela foi construída em 1290 por algum rei cabeludo usando um capecete com chifres. É um lugar muito bonito com uma vista legal para toda a cidade, para as montanhas e para as tantas ilhas que circundam a capital norueguesa. Mais um ponto turístico obrigatório.

O Vigeland Park é uma praça de esculturas projetada pelo artistas plástico norueguês Gustav Vigeland lá pelos anos 30. O parque reúne 212 esculturas em bronze criadas por Vigeland. O grande atrativo é o teor erótico das peças. Nenhuma delas chega a ser sexual, mas a nudez está presente em todas as belas formas dispostas através das alamedas do parque. Muitas críticas sobre o trabalho do escultor surgiram através dos tempos. As "poses" demonstradas pelas peças em bronze envolvem desde homens e mulheres, até crianças e animais. O que realmente chama a atenção é o Monolito no ponto mais elevado da praça. Ele chama a atenção por ser literalmente uma coluna de 14m formada por um monte de homens pelados se apoiando uns nos outros. Isso mesmo. Claro que tudo tem um "quê" artistico e existe explicação para as esculturas que lá se encontram. Realmente o Vigeland Park merece a fama de ponto turístico mais visitado da Noruega. 

Esse foi o primeiro post sobre Oslo. AInda vou fazer mais um só sobre a estação de ski e a pista oficial das Olimpiadas de Inverno de 1962 que eu desci e me arrebentei todo. Pra fechar, ao lado a pilha de macho que fica no meio do Vigeland Park.


















"Fui pra Oslo também e conheci uma galera bem legal por lá que curte fazer exercícios. Tirei até uma foto com a rapaziada na frente do Monolito!" - Sylvester Stallone curte viajar e aprova Oslo!

Um comentário:

  1. bem legal seu blog e me ajudou a conhecer também um pouco mais sobre essa cultura.
    parabéns!

    ResponderExcluir