quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Série: Os Maiores Comedores da Música Brasileira I

O Chico Buarque com certeza foi um grande sarrador da música nacional. Letras com aquele "eu" feminino, olhos verdes e bigodinho alimentavam a fama dele de bom partido. Além de bonito, Chico tinha uma mística ideológica e erudita. Nunca abriu mão dos ideais para construir uma imagem de famoso. Qual foi a última vez que tu viu ele em algum programa de televisão? Difícil...
Em 1953 ele foi convidado para lecionar na Universidade de Roma (!), aonde morou por algum tempo e voltou depois na época do exílio. Durante a década de 60 colecionou prêmios e participações nos conhecidos festivais de música da televisão da época. Trovou e ganhou a atriz Marieta Severo (Nenê d'A Grande Família) que era um mignon naquele tempo. Ainda nessa época Chico escrevia para um jornal carioca e dissecava toda sua criatividade em forma de crônica.
A menina moderna deve estar pensando: "Ah não ele era muito certinho!" Aí é que tu te engana querida. Além do tato com as fêmeas e da percepção amorosa aguçada, Chico era um porra-loca dos melhores. Antes dos 18 anos ele e um amigo roubaram um carro e saíram dando banda por São Paulo. Foram presos e apareceram no jornal Última Hora da capital paulista com venda nos olhos. Durante a ditadura teve muitos problemas com a polícia. Mudou-se de país, teve músicas censuradas e peças de teatro vetadas com todo o elenco tomando porrada. Sem falar nos tragos homéricos em 99% dos botecos de Copacabana, Ipanema, Lapa e qualquer lugar que tivesse um bar.
De qualquer forma o Chico Buarque foi sim um dos grandes comedores da música brasileira. Pede aí pra tua mãe ou praquela tia professora de português se elas nao acha o Chico um pedaço de mal caminho. Pra fechar, coloco aí embaixo algumas das músicas com mais sex-appeal do Chicão:

Olhos nos Olhos - 1976 
Ele já sacava o lance do contato visual muito antes de você sair olhando pras gurias na buatchi

Samba e Amor - 1969
O negócio era ficar a té tarde transando e tocando violão tá ligado playboy?!

Folhetim - 1978
Composição do Chico e interpretação da Gal. Quer coisa mais Don Juan que uma mulher cantando teu som?

Um comentário:

  1. Tá. Menciono ainda a música "Mil perdões", com sua frase pra lá de classuda: Te perdoo por TE trair...

    ResponderExcluir