sexta-feira, 12 de março de 2010

The British Library@London

Sobre hoje, quando eu (quase) conheci a British Library. 
Depois da chuva da manhã, e das nuvens do meio-dia, o sol apareceu por Londres. Na terra das incertezas climáticas, isso significa que não dá pra perder a chance de ir visitar alguma coisa. Mas ao invés de ir pra algum parque ou coisa que o valha, escolhi a British Library em King's Cross porque estava querendo dar um bico por lá havia tempo.
O lugar é o seguinte: um prédio grande em estilo industrial com uma torre bem simpática que você vê logo ao entrar pelo square que leva à entrada da biblioteca. Logo que se passa a porta giratória, como de praxe, você é revistado. Sua bolsa, pasta ou que for, vai ser aberta e examinada. Ah, e também é probido entrar com armas de fogo, como é frisado nos adesivos da porta. A recepção é repleta de ingleses mau-encarados como em qualquer biblioteca de desenho animado. O grande barato são as mesas com poltroninhas aconchegantes onde se pode conferir o acervo de graça e com climatização. Ali dentro tem também um café pro amantes da literatura e pros blasés que frequentam o lugar. Um parede alta de vidro - que ocupa três andares! - está forrada dos livros que faziam parte da coleção particular dos reis ingleses. You can see it but you cant touch it!
Agora o porque de eu quase ter conhecido a livraria. Adentrando pelos corredores de piso fofo do segundo andar, avistei a seção Humanities, ou Humanas. Um senhora gentilemte abriu a porta pra mim e eu vi corredores infinitos com estantes de livros e gabinetes com iluminação própria para estudo. Pô legal, parece filme! Foi quando me deparei com a tirana figura da bibliotecária, a qualme pediu se eu tinha um Reader Pass para poder ver os livros. É claro que eu não tinha. O lance funciona assim: Pra que você possa entrar nas seções, seja pra passear ou pra pesquisar sobre algo, você tem que ter o tal do Reader Pass. Para conseguir um desses, você tem que apresentar documento de identificação, comprovante de residência e deve também especificar oque vai ler, ou seja, "Quero ver o livro do Fulano, do Ciclano e do Beltrano. O nome dos livros são X, Y e Z. Vou chegar em tal horário e sair duas horas depois." Não querem o número da minha carteirinha de vacinação também?
Fiquei na vontade. Mas eu ainda volto lá com o cartão pra fuçar nas seções. Fica a dica!


ambiente *****
acervo *****
humor dos funcionários **
burocracia * 1/2



"Tem um espaço legal pra fazer uns exercícios bem na frente." - Sylvester Stallone não curte livros



Um comentário: